23, 24 e 25 de Novembro
Zona Portuária, Rio de Janeiro

O Evento

O Evento
3 dias
de festival
100%
programação gratuita
2.000
pessoas por dia
150
palestrantes
30 países
diferentes do mundo
9 shows
de bandas e grupos latinos

Localização

locali-
zação

Localização

Esse ano, voltamos para a Zona Portuária, no recém inaugurado Hub RJ da rede global Impact Hub.

Av Professor Pereira Reis, 54

>> Abrir no google maps <<
localização

Mapa do local

mapa do
local

Mapa do Local

Em um espaço com mais de Xm², o festival acontece em 2 palcos principais, 2 palcos complementares, um espaço com feira gastronômica, mercado colaborativo, espaços de relaxamento e descontração e palco para shows na área externa.

O ColaborAmerica é um festival que vai além das palestras e workshops. Conheça abaixo alguma das principais iniciativas que se propõe a transformar o modo como o festival acontece:

Evento Lixo Zero

Lixo
zero

Evento Lixo Zero

O que é um evento lixo zero?

Um evento lixo zero é um evento que toma todas as medidas possíveis para reduzir e evitar que resíduos sejam destinados para aterros sanitários e incineradores.

Essa decisão implica em planejar com cuidado para reduzir o número de resíduos sólidos gerados, limitar (ou até banir) o uso de ítens desnecessários, reutilizar e reciclar os materiais, doar as sobras e acima de tudo deixar esses princípios claros para todos os participantes e time envolvidos.

Abaixo algumas coisas que vamos experimentar este ano:

lightning

Controle e redução de energia

Durante todo o evento nós iremos monitorar o consumo energético e tentaremos compensar após o evento através de doação feita ao projeto "Dá pé"

Parceiro: Green Ant

phone

Um evento digital

ColaborAmerica irá aproveitar as inovações digitais para criar um evento mais consciente. Não espere receber um programa impresso ou uma sacola de brindes! Toda a informação que você precisa estará disponível na palma da sua mão através do seu telefone.

Parceiro: Sched & Serendipity Machine

pile of bricks

Cenografia

O local onde o evento será realizado é na verdade parte de um canteiro de obras. A maior parte do material utilizado em nossa cenografia vem do descarte desta construção civil.

Parceiro: NUA
Doações: Zinzane, Farm

leaf

Pegada de carbono

Nós faremos o cálculo de carbono equivalente do nosso impacto e vamos compensar uma parte (muito pequena, nós sabemos) do nosso impacto através do apoio a um projeto de horta urbana na região de entorno do evento.

Parceiro: Ecoflor

dead floppy disk

Resíduo eletrônico

Acreditamos que o evento não irá gerar nenhum resíduo eletrônico, mas sabemos como é difícil descartar corretamente este tipo de material. Por este motivo teremos um espaço no nosso evento para que você possa descartar de forma segura e consciente seu resíduo eletrônico de casa.

Parceiro: Zyklus

fishbone

Resíduo orgânico

Todo resíduo orgânico do evento será recolhido e tratado para virar adubo. Esse adubo será destinado a iniciativas que promovem o reflorestamento da Mata Atlântica.

Parceiro: Ciclo Orgânico

recicle

Reciclar o inevitável

Apesar dos nossos maiores esforços sabemos que provavelmente vamos gerar resíduos, mas não se preocupe. A gestão dos resíduos será feita pela Inté que vai ser responsável pela triagem, pesagem e encaminhamento destes resíduos para as cooperativas. Eles também serão responsáveis pela rastreabilidade durante todo esse processo, para que tenhamos a certeza de que todo o material gerado foi, de fato, encaminhado corretamente para a reciclagem.

Parceiro: Inté

recicle

Sem itens descartáveis

Nós organizamos a nossa logística de forma que não teremos copos, pratos ou talheres descartáveis plásticos. Além disso, a parceira Meu Copo Eco vai disponibilizar copos retornáveis durante o evento. Por isso, por favor, mantenha o seu copo durante todo o evento e o reutilize!

Parceiro: Meu Copo Eco